terça-feira, 1 de maio de 2012

UMA PESSOA QUE É ÍNTIMA DE DEUS PODE TUDO

10. Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força;
11. revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.
12. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço.
13. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes.
14. Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça
15. e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz.
16. Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do maligno.
17. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18. Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos.
(Ef 6,10-18)

Para que possamos ter um rumo certo no qual caminhar e para que esse rumo não falhe, a Palavra, nesta manhã, nos diz: “Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força”. Para que possamos entender isso, faremos uma comparação simples. Existem duas crianças em uma escola que são vítimas de piadas, brincadeiras maldosas, maus-tratos, por isso, elas começam a chegar tristes em casa. Por essa razão, o pai de uma das crianças vai até a escola para conversar com a diretora, com os professores e os alunos que maltrataram seu filho, e passa a levá-lo à escola todos os dias. Depois de um tempo as coisas melhoram e, aos poucos, o pai para de acompanhar a criança até a escola, e, então, as brincadeiras maldosas voltam. Dessa forma, a criança continua sendo humilhada, agora os deboches são pelo fato de o pai a estar “protegendo”.

Na outra família, o pai decide ensinar seu filho a se defender dessas provocações, a se comportar na aula. Coloca-o em aulas de treinamento para aprender a lutar e se fortalecer, não com o intuito de vingança ou de brigas, mas manter a paz, para que o filho seja forte para enfrentar aquelas situações.

Qual dessas situações você acredita ser mais saudável? Concordamos que é a segunda, pois mostra a preparação da pessoa para enfrentar os problemas que surgem no caminho. A Palavra nos traz a certeza de que Deus está conosco, no entanto, o Senhor quer que sejamos fortes n'Ele.


Quando uma pessoa tem força espiritual, o corpo fica mais forte, até a enfermidade tem dificuldade de alcançá-la. Nós estamos falando em fortalecer o espírito, fortalecer a vontade para passar pelas provações, pelas caminhadas difíceis da vida
.
Enquanto muitas pessoas se preocupam em fortalecer o corpo, que um dia vai se deitar sobre o pó, temos que nos dedicar a fortalecer o nosso espírito com carinho, pois ele é eterno. Uma pessoa que não se fortalece espiritualmente é vítima do engano. A Palavra nos diz, no íntimo do coração e da alma, é preciso que a gente se fortaleça no Senhor.


Precisamos, sim, buscar forças para viver em tudo que é necessário. O alimento é indispensável para o nosso corpo e o nosso corpo é um presente de Deus, templo do Espírito Santo. Mas de que adianta ter vida se estamos mortos por dentro?


Precisamos nos fortalecer no Espírito Santo, é d’Ele que vem a nossa força. O lugar onde nós nos refazemos é na oração. É orando que refazemos nossas forças. Se não unimos o nosso coração a Deus jamais estaremos de todo descansados!


Se nós não rezamos, não paramos para ter um encontro com Deus. E uma pessoa que é íntima de Deus pode tudo. São Paulo ensina: “Eu posso tudo naquele que me fortalece
. A nossa força nasce da intimidade com o Senhor, e esta [intimidade] nasce da oração. Esse é o primeiro passo para imitarmos Jesus, imitar no sentido de aprender como se faz e fazer bem feito.

Quando eu tenho dificuldades de rezar, procuro andar em meio à natureza para rezar com ela, para contemplar as maravilhas que Deus nos deu. Dessa forma eu refaço minha alma.


Para cumprirmos a vontade de Deus Altíssimo, precisamos nos preparar: colocando-nos em oração para resistir às ciladas do diabo. Em nossa trajetória para o céu vamos encontrar muitas armadilhas, e só escaparemos delas se Deus Pai nos ajudar.


Como é difícil nos livrarmos das armadilhas espirituais! Geralmente elas não parecem armadilhas, são belas aos nossos olhos
. Quando nos aproximamos delas [armadilhas] não conseguimos mais nos afastar delas. Somente quando o Espírito Santo nos ilumina é que nos damos conta de estar num caminho perigoso. Por isso, em muitos momentos, falamos de oração e de fé e oração de libertação. O maligno sabe como nos atrair com a ajuda de nossas fraquezas. A tentação nos oferece o que queremos e depois nos tira tudo sem dar nada em troca!

Hoje o Senhor nos pede que fiquemos atentos, de prontidão. É preciso abrir os olhos, porque não estamos lutando contra pessoas, mas sim, contra forças espirituais espalhadas pelos ares. São três os inimigos que nós combatemos: a tentação, que vive dentro de nós, a mentalidade de morte deste mundo e o mal acima de nós: o demônio. São forças espirituais que existem e contra eles as armas humanas não funcionam, somente as armas espirituais.


Pedimos ao Senhor a graça de lutar com essas armas [espirituais] no dia de hoje, que com o escudo da fé apaguemos as flechas incendiadas do maligno.

Estamos pedindo, Jesus, que nós possamos nos unir ao Senhor em oração, que esta Palavra nos alcance, nesta hora, com uma graça profunda capaz de apagar essas flechas inflamadas do maligno.

O Senhor nos mostra que é a fé que desmonta e combate a tentação, e que tira do maligno todo o poder. Protege-nos agora, Senhor, pela graça da fé contra toda investida do diabo.


Que sejamos vigilantes na oração! Dá-nos essa graça, Senhor, pelo poder do Espírito Santo. Amém!



Parte 1


Parte 2


Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
19/04/2012


Nenhum comentário: